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A ansiedade em momentos de avaliação escolar. O que é e como se pode gerir.

A ansiedade é uma resposta a um estímulo percebido como um perigo ou ameaça, com sintomas associados a reações fisiológicas (aumento do ritmo cardíaco, sudação, tremores, entre outros) e reações psicológicas, como alterações emocionais, aumento da preocupação e nervosismo, por exemplo.

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A ansiedade em momentos de avaliação escolar. O que é e como se pode gerir.

A ansiedade é uma resposta a um estímulo percebido como um perigo ou ameaça, com sintomas associados a reações fisiológicas (aumento do ritmo cardíaco, sudação, tremores, entre outros) e reações psicológicas, como alterações emocionais, aumento da preocupação e nervosismo, por exemplo.

A ansiedade tal como o stress fazem parte da nossa vida e são essenciais à nossa sobrevivência, uma vez que nos permitem ativar um estado de alerta perante um perigo eminente. Mas quando a ansiedade se converte numa situação desregulada e sem controlo, não está a cumprir a sua função de alerta, tornando-se patológica e interferindo significativamente na vida do indivíduo.

Em contexto escolar, as avaliações constituem, para muitos estudantes, uma das principais preocupações e fontes de stress, que muitas vezes geram ansiedade. A chamada ansiedade em momentos de avaliação ou face aos testes.

Alguns dos problemas causados pela ansiedade nos estudantes refletem-se na forma como afetam a sua capacidade de pensar (processos cognitivos), trazendo também dificuldades ao nível da memória, da atenção e na gestão do tempo ou das tarefas. Estes problemas podem ainda ter outras repercussões nos alunos, como a baixa motivação, autoestima e frustração.

Em muitos casos este tipo de ansiedade consegue-se gerir e controlar, sem recorrer ao uso de medicação.

Pode-se recorrer a ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta e com o uso de técnicas especificas é possível ajudar o estudante a desenvolver estratégias cognitivas para gerir a ansiedade, possibilitando um autocontrolo perante as situações geradoras de ansiedade.

Também a utilização de técnicas de relaxamento permitem trabalhar a respiração e a tensão muscular, permitindo diminuir os níveis de ansiedade sentidos.

É importante identificar, compreender e aprender a gerir os sinais e sintomas da ansiedade para que o estudante possa vivenciar e encarar os momentos de avaliação de forma calma e natural, permitindo-lhe alcançar o sucesso académico.